DICAS

PORQUE TER UM DIÁRIO?

13:29,6 Comments

Ano passado, eu estava planejando em retornar ter o hábito de escrever em um diário. A última vez que tive um diário foi com 15 anos, lá eu dividia alguns conflitos da adolescência, meus medos, minhas tristezas, minhas espinhas. Mas aí, o tempo passou, fiquei adulta, continuei com espinhas e depois de alguns momentos ruins na minha vida, eu redescobrir que a melhor opção era manter um diário para escrever as coisas que eu sou agradecida, sonhos conquistados, lições que eu vivo aprendendo é minhas loucuras da vida.  Então, para começar nossa rotina de manter um diário, comecei com um exercício para começar a quebrar o gelo, mais ou menos assim:

ano passado, eu estava planejando em retornar ter o hábito de escrever em um diário. a última vez que tive um diário foi com 15 anos, lá eu dividia alguns conflitos da adolescência, meus medos, minhas tristezas, minhas espinhas. mas aí, o tempo passou, fiquei adulta, continuei com espinhas e depois de alguns momentos ruins na minha vida, eu redescobrir que a melhor opção era manter um diário para escrever as coisas que eu sou agradecida, sonhos conquistados, lições que eu vivo aprendendo é minhas loucuras da vida.


então, para começar nossa rotina de manter um diário, comecei com um exercício para começar a quebrar o gelo, mais ou menos assim:

 REGISTRAR LIÇÕES BOAS E RUINS

nossa vida é recheada de momentos bons e momentos complicados. todo acontecimento bom ou ruim, acredito que seja algo para consideramos como aprendizado, foi assim que eu comecei enxergar tudo aquilo que acontecia comigo durante meu dia, eu quis obrigar minha mente a esclarecer o que eu estava sentindo em forma de palavras.
todos os dias eu tento registrar os  sentimentos que eu sinto durante o dia. não é um exercício fácil, principalmente depois de um dia estressante é cansativo de trabalho, mas procuro dedicar alguns minutinhos  do meu dia para refletir o que foi bom ou ruim.

ILUSTRAR AMORES, DORES É FLORES

até rimou esse subtítulo, mas a verdade é que existe uma forma muito pura de relatar pequenos sentimentos no seu diário: desenhar. você não precisa ser um picasso para começar a desenhar, relatar em forma de desenhos sentimentos como ódio, amor, alegria pode ser a forma mais simples de compartilhar as desventuras do dia - a - dia. seja uma flor, um sol, um rabisco de linhas, tudo que for desenhado no seu diário pode te ajudar a extrair algo positivo em meio a dificuldades da vida. arrisque - se a desenhar seus sentimentos no diário.

REESCREVA MENSAGENS BOAS

além de relatar momentos do meu dia em forma de palavras e desenhos, também procuro reescrever passagens da Bíblia no meu diário, pensamentos inspiradores é frases que eu crio. é uma forma leve de aprender uma ou duas lições da vida. isso mostra como a prática de manter um diário está me ajudando a extrair lições para meu cotidiano.

 NÃO SE COBRE A PERFEIÇÃO

seu diário pode até ter uma capa bonitinha, mas não se cobre para manter a perfeição da letra perfeitinha, desenhos bonitinhos. antigamente eu me cobrava tanto com isso que várias vezes meu diário foi deixado de lado só pra não me estressar mais. fique livre para escrever da formar que achar melhor. entenda que a perfeição só existe na natureza, o que nós realmente precisamos absorver é o progresso das lições da vida. entenda que é preciso perder para ganhar é assim se renovar.

é um processo prolongado, mas muito importante para ajudar clarear nossos pensamentos. você também tem um diário? vem aqui, divide comigo as lições que você já extraiu dessa aventura.

ah, para lembrar vocês, eu fiz um post sobre UM GUIA PARA TER MANHÃS MAIS PRODUTIVAS. esse post faz um complemento com esse que eu escrevi hoje, dê uma olhadinha  nele também. 

Leia também

6 comentários:

  1. Eu sempre gostei de escrever, ganhei um diário no meu aniversario de 12 anos, ele era tão lindo *-* e ai foi nessa fase que eu comecei a escrever nele, e depois tive outros e mais outros,foi graças ao diário que eu decidir criar o blog, e comecei a escrever o que eu escrevia no diário no blog hehehe, blogs eram para se diários virtuais, mas hoje em dia se tornou profissão... adorei a ideia de volt a escrever em diário, deve se ótimo para o autoconhecimento, beijos linda ♥ www.lamoonier.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Grazi é muito bom mesmo ter diário. Na verdade quando você começa escrever, da uma sensação de nostalgia, lembranças da infância. Curto muito essa vibe, que bom que gostou do post Beijos <3

      Excluir
  2. Ai, que saudade que me deu de ter um diário! A última vez que tive foi com uns 14/15 anos também e era tão bom expressar tudo que eu sentia ali, mas com o tempo fui parando de escrever </3
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi é uma nostalgia mesmo, no começo senti uma saudade da infância enorme. É uma terapia escrever no diário. Fico feliz com seu comentário aqui, beijos <3

      Excluir
  3. Priscila Santos Martins Dias16 de janeiro de 2017 04:36

    Oi! Parabéns pelo blog! Amei!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu recado ❤